quinta-feira, 26 de agosto de 2010

No tempo da Minha Mãe


Naquela época era coisa mais difícil a mulher ir ao medico. Só sabia que estava grávida porque a visita mensal não aparecia, pré natal então, nunca soube o que era isso.


Minha mãe teve três filhos todos em casa com parteira, sempre que nascia um nenê uma vizinha ou alguém da família (geralmente minha avó já falecida) preparava uma canja de galinha caipira que era para dar sustento ( rs) ela me fala que era uma delicia!!!

A quarentena era levada ao pe da letra 40 dias sem lavar os cabelos, sem tomar vento , friagem ou algo parecido, não fazer nenhum tipo de esforço (este até concordo para ter uma melhor recuperação, querendo ou não o sistema imunológico fica baixo após o parto principalmente se for Cesariano)

O nenê ficava enrolado nas faixas ou cueiros tão enroladinho, que não sabe como respirava.

Não tirava o nenê da casa e nem recebia visitas no sétimos dia de nascimento isso era conhecimento de todos

Lavava as roupinhas e fraldas dos bebes sem torcer para não dar dor de barriga ou cólica.

As roupas do varal tinham que ser recolhida antes de escurecer não podia nem ver cara de sereno também devido as dores de barriga cólicas.

Comer muita canjica para ter mais leite.

Visita mulher de uma mulher menstruada seca o leite se a pessoa não avisar o meu secou ela acredita que não foi por conta dos antibióticos que tomei devido a uma pneumonia que tive após o parto e sim pela visita de alguma mulher menstruada.

Alguém se lembra de algumas destas crendices ???

4 comentários:

  1. Vixeee... minha avó me deu milhões de conselhos quando meus filhos nasceram...rs
    Ficou inconformada de eu lavar o cabelo... rss

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Silvana!
    Cheguei até aqui através do seu comentário lá no meu bloguinho!
    Muito obrigada pela visita! Volte sempre!
    Me diverti muito com esse seu post!
    Realmente, as pessoas mais velhas praticamente não viviam sem essas "leis", né?
    Minha mãe nunca acreditou, mas vivia comentando
    que a minha avó paterna a aborrecia muito com essas crendices...
    Imagina só ficar 40 dias sem lavar a cabeça... eu MORRIA..rssss
    Sua pequena é linda e que bom gosto da mamãe para seu nome..hehehehe
    Bjsssssss

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvana,
    Passei para conhecer seu blog e adorei!!!
    Me diverti muito com este texto!!!
    Minha sogra ainda tem muito destas coisas...rss

    Ah, somos vizinhas...rss
    Eu moro em Bragança!!!

    Vou te linkar, tá?!

    bjs e ótimo final de semana!!!

    Cláudia

    ResponderExcluir
  4. Silvana,
    Lembro de todas e sempre achei balela. Coisas de um tempo mais simples, e que não têm relação nenhuma com a realidade. Mas as pessoas acreditam nisso até hoje, né?
    Beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir